A importância de uma Identidade Visual

A importância de uma Identidade Visual

Uma empresa sem planejamento tende ao marasmo, à falência. No Brasil, 22% das micro e pequenas empresas fecham no seu primeiro ano de funcionamento, média de um fracasso entre quatro novos negócios, de acordo com o Sebrae.

A grande maioria fecha por falta de planejamento ou alta carga tributária, mas o pagamento de impostos não poderia ser motivo, impostos devem ser planejados.

Ao planejar a abertura ou manutenção de uma empresa, muitos ignoram a identidade visual de seu empreendimento, e num mercado competitivo como o de hoje, isso é uma falha bastante séria.

Com o capitalismo, o comércio tornou-se extremamente necessário para o funcionamento do sistema, e aí entra a publicidade, tentando diferenciar sua empresa das demais.

No passado a marca era usada apenas como um nome, ela não transmitia idéias, sentimentos e seu objetivo não era gerar estímulos no consumidor.

Atualmente, a marca passa a ter um valor muito grande para as empresas, inclusive o termo Branding (gestão da marca) está em evidência.

Muitas vezes compramos um produto ou serviço pela sua marca, seja pela qualidade, funcionalidade, ou preço. Por este motivo, o primeiro passo no planejamento de uma identidade visual é definir a marca.

A Ferrari produz carros, certo? Não, a Ferrari produz sonhos, satisfação de desejos. Mas por que citar a Ferrari sendo que provavelmente eu não comprarei uma em minha vida (afinal, custa em média R$ 1,5 milhão de reais)? Ela não sobrevive apenas com a venda de carros, mas sim com a venda de produtos licenciados de sua marca, tais como miniaturas, camisetas, reló gios, perfumes, etc.

Não se altera como se troca de roupa.

Por este motivo é necessário se criar um padrão visual, algo que faça com que seu cliente identifique facilmente seu produto frente aos seus concorrentes. Planejar uma marca, um padrão de cores e tipografias, enfim, desenvolver a identidade visual de sua empresa é o primeiro passo para se destacar no mercado.

Pense nisso!

(Visited 487 times, 1 visits today)
Comments are closed.